Blog de notícias nacionais e internacionais. Tentativa de filtrar notícias interessantes para análises culturais. Fontes: jornais, blogs, revistas on-line.
Total de visualizações de página
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Gastronomia nas Favelas

http://rioshow.oglobo.globo.com/aspx/geral/home_principal.aspx
A pacificação de áreas a que os cariocas não tinham livre acesso trouxe, junto com o direito de ir e vir, mais integração entre os dois lados da chamada cidade partida. Num Rio que caminha rumo à aproximação entre favela e asfalto e entre informalidade e legalidade, ganha espaço a curiosidade de descobrir o que é que os novos territórios livres têm. Como não há incursão sem um pit stop para abastecer, o Rio Show dá o serviço do roteiro gastronômico popular para tornar o passeio literalmente mais gostoso. Um garimpo mostra o que há de mais gostoso nos cardápios dos morros cariocas.
Complexo do Alemão
Padaria Santa Teresinha de Ramos: Rua Aracati 49-51, Ramos — 2564-1426. Diariamente, das 6h às 21h. C.C.: M e V.
Posto das Pizzas: Av. Itaoca 1.665, Bonsucesso — 2260-0154. Sex a dom, das 17h à 1h. Seg a qui, das 18h à meia-noite. C.C.: Todos.
Morro da Babilônia:
Feijoada do Pituca: Último lance de escadas do Morro da Babilônia — 2295-3771. Sob encomenda, com reserva de, no mínimo, 20 pessoas. R$ 30.
Pavão-Pavãozinho
Pensão Bela Vista: Rua Hortênsia s/n , Pavão-Pavãozinho — 2513-2288. Diariamente, do meio-dia às 22h.
Santa Marta
Bar do Zequinha: Rua do Mengão s/n (descer na estação 2 ou 3 do plano inclinado) — 3185- 0715. Diariamente, das 11h à meia-noite.
Bar do João: Rua Jupira 72 — 8294-7775. Diariamente, das 8h até o último cliente.
A fotógrafa do Globo Ana Branco comenta a experiência de participar da matéria de capa do Rio Show:
"Encontrei no celular uma ótima solução para passar uma linguagem fotográfica simples e rápida, cheia de cores, representando a alegria das favelas em tempos de paz. Todo e qualquer bar ou restaurante visitados pela equipe do Globo eram candidatos a capa.
Chegando ao Santa Marta, fomos ao Bar do João mas o dono é o Francisco. Creio que Francisco nunca tinha participado de uma sessão fotográfica tão longa. No Bar do Zequinha, o casal nos recebeu de braços abertos. Eles prepararam um belíssimo frango à passarinho com um toque de quem realmente sabe cozinhar. Com vista para a Rua São Clemente, mãe e filho observam a vista.
No Pavão-Pavãozinho, uma família administra um restaurante a quilo que também promove forró nas noites de fim de semana.
A grande expectativa era o Complexo do Alemão. Rene Silva, editor chefe do jornal Voz da Comunidade, acompanhava a equipe. Ele é frequentador da Padaria Sta. Teresinha de Ramos, onde come doces e salgados, e do Posto das Pizzas, onde come a pizza à moda da casa.
Finalmente, fomos ao Morro da Babilônia, no sábado (08.01), onde foi sem dúvida a foto eleita para capa."
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
CUBAN ART
Assinar:
Postagens (Atom)